A análise da potencialidade econômica de um município ganha maior consistência e precisão quando incorpora a dimensão espacial do território. Essa perspectiva reconhece que os recursos e as características municipais não são homogêneos, mas apresentam variações conforme a localização.
Entender essas diferenças espaciais é essencial para orientar adequadamente os investimentos públicos e privados, elaborar políticas públicas mais eficazes, mensurar os impactos de empreendimentos e identificar vocações produtivas. Dessa forma, contribui-se para um desenvolvimento local mais equilibrado e sustentável
Assim, os Perfis Econômicos Vocacionais foram elaborados para cada um dos 144 municípios do estado, levando em consideração as Regiões de Integração no qual cada município faz parte, com o intuito de disponibilizar dados e informações que venham dar apoio técnico à gestão municipal.
©2025 Direitos autorais da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Onça Informática.